Notícias

MAIS 1,5 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS COM O TRATAMENTO DE ESGOTO

MAIS 1,5 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS COM O TRATAMENTO DE ESGOTO

Com a conclusão das Elevatórias 102B e 115A, imóveis na região central passam a contar com o sistema de tratamento de esgoto

Desde o início do mês de maio, 280 economias localizadas no bairro Centro foram liberadas para a conexão à rede coletora de esgoto em Itapema, permitindo que o efluente seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto Morretes. Os imóveis, que fazem parte da bacia atendida pelas Elevatórias, somam uma população fixa e flutuante de cerca de 1,5 mil pessoas.

Nos próximos meses, com a conclusão de mais uma Elevatória na região central, outras economias no bairro estarão liberadas para a ligação à rede coletora de esgoto. Atualmente, 74% da população já conta com o sistema de tratamento de esgoto e, até o próximo ano, com a finalização das obras de implantação de rede coletora no Jardim Praiamar e Morretes, Itapema alcançará 90% de cobertura.

A ligação das economias liberadas à rede de esgoto exige que os imóveis possuam caixas coletoras e de gordura construídas dentro dos padrões técnicos, e com acompanhamento profissional de encanadores. A ligação só é liberada após a vistoria do imóvel pela equipe da Conasa Águas de Itapema. A Companhia está distribuindo panfletos aos moradores com instruções técnicas para a construção da infraestrutura necessária à ligação do imóvel à rede coletora.

“Todos os imóveis precisam se adequar às normatizações. A não ligação do imóvel à rede coletora poderá acarretar notificação ou multa pelo poder público”, afirma Eduardo Vergutz, Superintendente de Engenharia da Conasa Águas de Itapema. Além disso, a cobrança do serviço de esgoto é devida por todos os imóveis que contam com disponibilidade da rede coletora, independentemente da ligação à rede.

Entre os benefícios diretos da ligação do imóvel à rede coletora estão a realização do tratamento do esgoto, despoluição do meio ambiente, promoção da saúde pública, estímulo ao turismo, valorização imobiliária e desenvolvimento da economia com geração de empregos e renda.