Leitura do hidrômetro

Ele tem a aparência de um relógio e funciona nos moldes do velocímetro de um automóvel. A diferença é que o hidrômetro se movimenta quando a água passa em seu interior.

Essa água pode estar sendo consumida ou desperdiçada, vazando por canos com problemas ou torneiras e descargas desreguladas. Daí a importância do acompanhamento freqüente da movimentação do hidrômetro, principal meio de antecipar eventuais picos de consumo ou identificar rapidamente vazamentos.

A leitura do hidrômetro é simples. O equipamento tem seis números – quatro pretos e dois vermelhos. Para acompanhar o consumo em sua residência ou empresa, concentre-se nos dígitos pretos. Eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos.

Digamos que você tenha “lido” o relógio no dia 1º de determinado mês e anotado todos os números registrados 0003 (pretos) 08 (vermelhos). Duas semanas depois, no dia 15, o hidrômetro marca 0010 (pretos) 01 (vermelhos). Para calcular o consumo do período, ignore os dois últimos números (o 08 da primeira leitura e o 01 da segunda). Dessa forma, é fácil verificar que passaram pelo hidrômetro, no período, 7 metros cúbicos de água. Um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.


Ficou alguma dúvida? Mande-nos uma mensagem.

Mandar uma mensagem