Notícias

‘HERÓIS DO VERÃO’, INICIATIVA DA CONASA E PARCEIROS, MOBILIZA MAIS DE 900 PESSOAS EM ITAPEMA

‘HERÓIS DO VERÃO’, INICIATIVA DA CONASA E PARCEIROS, MOBILIZA MAIS DE 900 PESSOAS EM ITAPEMA

Tendas localizadas na praia Central e Meia Praia, s criaram interação com turistas e visitantes sobre a reciclagem de resíduos

De 2 a 14 de janeiro, mais de 900 pessoas interagiram com informações e exemplos de educação ambiental voltados à correta reciclagem de resíduos. As ações aconteceram nas tendas da campanha ‘Heróis do Verão’ posicionadas nas praias Central e Meia Praia. A iniciativa da Conasa Águas de Itapema contou com envolvimento direto da Faaci (Fundação Ambiental Área Costeira Itapema) e participação da ADI (Associação de Pessoas com Deficiência para a Inclusão).

“Heróis do Verão” é uma campanha lúdica criada pela concessionária para estimular as atitudes de heróis que combatem os vilões destruidores do meio ambiente. Desta forma, a iniciativa aborda a importância do descarte correto de resíduos, incentiva a reciclagem e conscientiza sobre o uso adequado da rede coletora de esgoto por meio do não descarte de resíduos sólidos. 

Os participantes receberam brindes educativos como garrafas para água em substituição às garrafas descartáveis, bolsas tematizadas para o porte de resíduos recicláveis com o objetivo de evitar o descarte nas praias ou lugares públicos, e bituqueiras para que bitucas de cigarros não sejam atiradas ao meio ambiente.

Quem passou pelas tendas também recebeu mudas de plantas medicinais para cultivo. “Durante estas duas semanas coletamos ainda dezenas de quilos de resíduos reciclagens que foram sendo trazidos pelos banhistas e depositados nas várias esculturas dispostas no local para abrigar materiais como latas, garrafas, plástico e papelão”, salientou Rodrigo Bicudo Merege, coordenador de projetos de educação ambiental da Faaci.

“O apelo lúdico foi uma forma de mostrar que precisamos ter atitudes de super heróis para garantir um meio ambiente melhor e mais sustentável para todos. Não jogar lixo no chão, direcionar corretamente resíduos que possam ser reciclados e não descartar objetos sólidos ou até mesmo fios de cabelo e dentais na rede coletora de esgoto foram temas trabalhados pela campanha”, destacou Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.

Entre os personagens da campanha estão os heróis Super Reciclagem, Super Protetor, Super Dica e Super Reflexo, e os vilões, o Monstro Cabeleira e o Monstro Sujeirão. As peças da campanha podem continuar a ser acompanhadas nas redes sociais da Conasa Águas de Itapema, curtidas e compartilhadas até o final do verão de 2024.