Notícias

EVENTOS EM ESCOLAS E ESPAÇOS PÚBICOS MARCARAM AS COMEMORAÇÕES NA SEMANA DA ÁGUA EM ITAPEMA

EVENTOS EM ESCOLAS E ESPAÇOS PÚBICOS MARCARAM AS COMEMORAÇÕES NA SEMANA DA ÁGUA EM ITAPEMA

Iniciativa da Conasa Águas de Itapema e Faaci envolveu alunos, crianças, famílias e turistas

Aproximadamente 1,5 mil crianças do 4º ao 6º ano de cinco escolas municipais de Itapema tiveram uma semana intensa com muito entretenimento e conscientização sobre o ciclo que a água percorre até chegar potável às torneiras. Também aprenderam de forma lúdica a importância de usar corretamente a rede de esgoto e cuidar da saúde das águas nos rios.

As ações durante toda a semana, que contaram com exibição de vídeo sobre o ciclo da água, distribuição de cartilhas explicativas em quadrinhos sobre o caminho da água e apresentação de um teatro de bonecos com histórias lúdicas sobre a gestão e os cuidados com a água, foram realizadas pela Conasa Águas de Itapema em celebração ao Dia Mundial da Água, em parceria com a Faaci - Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema. Com um roteiro que prendia a atenção dos pequenos, as crianças compreenderam sobre a importância de preservar a natureza e, principalmente, sobre o uso consciente da água.

Rodrigo Merege, diretor de educação ambiental da Faaci, fez uma avaliação bastante positiva dos resultados alcançados: “Estivemos nas escolas durante toda a semana levando informações muito relevantes sobre o ciclo da água e sobre o tratamento de esgoto, mostrando para as crianças como funciona os sistemas do município de tratamento de água e esgoto. Os materiais distribuídos foram muito bem recebidos e os professores já disseram que irão realizar novos trabalhos a partir desses conteúdos”, destacou.

No sábado, encerrando o projeto, a comunidade local ganhou um evento interativo que reuniu cerca de 300 pessoas entre moradores e turistas, para assistirem às apresentações circenses de “O Circo chegou – El Grand Scaramouche”, levando cultura e emoção para os espaços públicos de Itapema. “Nosso objetivo foi compartilhar conhecimento por meio de interações lúdicas com as crianças, envolvendo também as famílias. É muito importante aproveitarmos esta data para falarmos sobre a água, ampliar o conhecimento sobre como a água é tratada para o consumo humano, conscientizar sobre os cuidados com a sua gestão e valorizar este bem que é tão fundamental para a vida na Terra”, afirmou Denis Grassi, superintendente de operações da Conasa Águas de Itapema.