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CONSÓRCIO VIA BRASIL BR -163 VENCE CONCESSÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO BR-163/230/MT/PA

CONSÓRCIO VIA BRASIL BR -163 VENCE CONCESSÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO BR-163/230/MT/PA

Leilão foi a primeira concessão rodoviária federal da região Norte. Rodovia é considerada a mais importante para o agronegócio no país

O Consórcio Via Brasil BR 163, formado pela Conasa Infraestrutura, Zetta Infraestrutura e Participações, Construtora Rocha Cavalcante, Engenharia de Materiais e M4 Investimentos e Participações, venceu o leilão para concessão do sistema rodoviário BR-163/230/MT/PA na tarde desta quinta-feira (08), na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

O trecho de mais de 1 mil quilômetros liga o estado de Mato Grosso a portos no Pará, entre Sinop (MT) e Itaituba (PA). Ele forma um dos principais corredores para o escoar a produção de grãos do Centro Oeste e da região Norte, além da ligação a terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).

O Consórcio Via Brasil propôs a tarifa de R$ 0,07867 por quilômetro, um deságio de 8,09% na tarifa máxima inicial. O projeto de concessão prevê a instalação de três praças de pedágios em Itaúba (MT), Guarantã do Norte (MT) e Trairão (PA), além de duas paradas para caminhoneiros e execução dos acessos aos portos de Miritituba (PA), Itapacurá (PA) e ao terminal portuário de Santarenzinho (PA).

A previsão do governo federal em investimentos é da ordem de R$ 1,87 bilhão. O contrato será pelo período de 10 anos para exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços.

“Estudamos a fundo este projeto, que é desafiador e audacioso. Mas já estamos inseridos no estado do Mato Grosso, na operação de outras três rodovias, o que nos traz entendimento e experiência na gestão da infraestrutura dessas vias rodoviárias que são fundamentais para o escoamento da produção brasileira e para a competitividade do país”, afirmou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa Infraestrutura.

O Ministro da Infraestrutura, Tarciso de Freitas, ressaltou os benefícios que a concessão privada trará para a localidade, tanto moradores dos municípios que estão no trajeto da rodovia quanto para os produtores e caminhoneiros que trafegam por ela. “Estamos felizes porque um novo grupo acolheu a nossa demanda e se mostrou comprometido com esse desafio. É a primeira concessão rodoviária federal da região Norte e a rodovia mais importante para o agronegócio no país. A concessão irá transformar a logística do Brasil, tornando o produtor e o país muito mais competitivo, além de trazer qualidade de vida para comunidades do entorno, fazendo diferença na vida de muitas pessoas que por lá vivem”.