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VIA BRASIL BR-163 ASSINA TERMO DE ARROLAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE BENS

VIA BRASIL BR-163 ASSINA TERMO DE ARROLAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE BENS

Documento transfere sistema rodoviário sob responsabilidade do DNIT para a Concessionária

A Via Brasil BR-163, concessionária responsável pela gestão dos 1.009 quilômetros da BR-163/230/MT/PA, pertencente ao Grupo Conasa, assinou o Termo de Arrolamento e Transferência de Bens (TATB), transferindo as obrigações do sistema rodoviário da BR-163/MT/PA e BR-230/PA sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para a Concessionária. A assinatura significa, também, que já a partir desse mês, a empresa está oficialmente autorizada a iniciar as melhorias previstas no contrato de concessão firmado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O contrato de concessão tem duração de 10 anos e o conjunto de melhorias previstos nesse primeiro ano de concessão incluem a restauração completa do asfalto nos trechos do Mato Grosso e do Pará, entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA), um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e da região Norte.

Além disso, durante o prazo de concessão, serão implantados três acessos aos Portos de Miritituba (PA) e, entre outras melhorias, a recuperação completa de pontes, sistemas de drenagem, cercamento bem como outros serviços de conservação, como roçada e capina. Essas atividades são essenciais para elevar os níveis de segurança e de conforto ao usuário, além de garantir melhor trafegabilidade.

“O projeto é desafiador e de enorme relevância para a infraestrutura nacional. Estudamos a fundo as necessidades do empreendimento e estamos preparados para entregar uma nova rodovia, melhor e mais segura, principalmente para o transportador de grãos”, destaca Fernando Fujisawa, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.

Nos próximos meses, a concessionária irá ainda construir as bases operacionais de apoio ao usuário, estruturas que contam com o serviço médico de ambulâncias, socorro mecânico, caminhões pipa, banheiros e estacionamento, por exemplo. O serviço inclui, ainda, o monitoramento pelo Centro de Controle Operacional e pelas viaturas de inspeção, veículos que circulam 24h por dia por todo o trecho. Na fase operacional, prevista para ainda esse ano, os usuários passam a contar, também, com um telefone 0800 para solicitar socorro na pista.