Notícias

SALTO É DESTAQUE NO RANKING DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO

SALTO É DESTAQUE NO RANKING DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO

Conasa Sanesalto trouxe índices diferenciais para o tratamento de esgoto no município

Salto é a 19ª cidade com melhor avaliação no saneamento dentre 231 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Ranking da Universalização do Saneamento elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A pesquisa se baseia em dados aferidos no ano de 2015 e foi divulgada no dia 03 de outubro durante a realização do Congresso ABES Fenason 2017, em São Paulo.

Dentro da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Salto é o segundo melhor avaliado. Em uma pontuação máxima de 500%, o município atingiu 483,32%. No estudo foram avaliados os itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. O objetivo do ranking é mapear e acompanhar a situação do saneamento básico em relação à universalização no Brasil. 

A Conasa Sanesalto trouxe índices diferenciais para o tratamento de esgoto em Salto, posicionando o município com um patamar muito acima da média brasileira. Em números atualizados, cerca de 92% do esgoto é coletado e, desse montante, 96% é tratado. O objetivo é chegar ao final de 2018 com 98% de esgoto coletado e tratado.

O município ainda possui sistema de pós-tratamento de esgoto, o chamado tratamento terciário que permite devolver a água ao Rio Tietê com aumento significativo de eficiência na remoção da carga orgânica do efluente tratado. As fotos são da Estação de Tratamento de Esgoto Santa Isabel, operada pela Conasa Sanesalto.