Notícias

CONASA SANESALTO INAUGURA ESTRUTURA PARA TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA DO EFLUENTE

CONASA SANESALTO INAUGURA ESTRUTURA PARA TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA DO EFLUENTE

Novo sistema de pós-tratamento foi apresentado à autoridades e lideranças locais na sexta-feira, 19 de agosto, na ETE Santa Isabel

Com investimentos que superam R$ 13 milhões, a Conasa Sanesalto apresentou à autoridades e lideranças locais, no dia 19 de agosto, os novos tanques de pós-tratamento do esgoto que permitirão à devolução de água ao Rio Tietê com aumento significativo de eficiência na remoção da carga orgânica do efluente tratado. As obras envolveram a implantação de um novo sistema de lodos ativados, composto por Tanque de Aeração e Decantador Secundário, que atuarão em paralelo com os atuais filtros anaeróbicos.

A expectativa, segundo o superintendente de operações, André Velloso, é a realização de um tratamento de excelência que resulte em 95% de eficiência na remoção da carga orgânica agregada ao efluente. “Trata-se de um dos processos de tratamento de esgoto mais confiáveis e aplicados ao redor do mundo”, afirmou.

Para o Secretário do Meio Ambiente, João de Conti Neto, além de alcançar um tratamento que possibilita a devolução ao meio ambiente de água com alto nível de eficiência na remoção da carga orgânica, os novos investimentos possibilitam que, no futuro, o efluente possa ser utilizado como água de reuso para atividades industriais, por exemplo. “Ficamos muito felizes com esse investimento e com a qualidade da obra que trará resultados significativos para a população de Salto”, ressaltou.

O Diretor da Cetesb de Jundiaí, Domênico Tremarolli, salientou que com esse investimento, Salto ultrapassa os índices legais exigidos para a boa performance do saneamento básico municipal, operando com conforto e segurança. “Salto é um exemplo na área de tratamento do esgoto que merece ser seguido. Se quiserem saber onde se trata bem o esgoto, é preciso vir conhecer a estrutura do município. É, sem dúvida, uma referência para o Brasil”, alertou.

O Superintendente da SAAE, Paulo Takeyama, ressaltou o alto nível de excelência a ser alcançado com a nova estrutura inaugurada na ETE Santa Isabel. “É um presente para a população de Salto que mostra que o município trata bem o seu efluente, retornando-o ao rio em condições apropriadas para o equilíbrio da natureza”, destacou.

Dalto Favero Brochi, diretor geral da ARES-PCJ - Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, situa que o tratamento de efluentes é o último estágio da prestação dos serviços de saneamento básico. “É o passo fundamental para fechar este ciclo de maneira saudável e exemplar. Quanto mais eficiente for a implantação dessa nova fase do sistema de tratamento de esgotos em Salto, maiores serão os benefícios ao meio ambiente e à saúde da população que terá ampliada a sua qualidade de vida. Parabenizamos a Conasa Sanesalto por mais esse desafio vencido", salientou Brochi.

Sobre a CONASA Sanesalto

A SANESALTO opera a concessão de tratamento de esgoto em Salto/ SP desde setembro de 2007.

Nos três primeiros anos de operação, os investimentos realizados pela Companhia elevaram o nível de tratamento de esgoto no município de 19,7% para 70%, representando, já no início, um avanço altamente significativo para o saneamento básico da cidade de Salto e para a bacias do Rio Tietê e Jundiaí. De 2010 a 2012, mais investimentos foram realizados, o que resultou na elevação do percentual do tratamento para 84% do efluente gerado. Nos últimos anos, outros investimentos garantiram a coleta e o tratamento de 96% do esgoto gerado no município. A Companhia está certificada pelos Sistemas de Gestão ISO 9.001 e ISO 14.001.